segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Amor e Ódio

Jean Reno tenta salvar vidas
Google Image
Tem gente que deve se perguntar o seguinte: até quando a Segunda Guerra Mundial vai render assunto para o cinema? Parece que não para de acontecer isso, e Quentin Tarantino deu uma renovada há dois anos, com Bastardos Inglórios, mostrando os nazistas sendo caçados. Esse drama tem como característica retratar a visão exclusivamente francesa do conflito.
No caso, o principal da história é uma vergonha que demora para ser apaagada: o governo colaboracionista de Vichy. Tudo aconteceu em 1942, quando o chefe do governo francês, após a invasão da França pelas tropas de Hitler, preferiu se entregar e deixar o espaço livre para os nazistas agirem.
O roteiro, bem escrito, se fixa no dia 16 de julho daquele ano, data em que ocorreu a maior prisão em massa de judeus e consequente deportação para os campos de concentração. Foram 13.152 prisões, número suficiente para lotar um estádio, o Velôdrome de L'Hiver, destruído em 1959 para evitar as amargas lembranças. O elenco é ótimo, com destaque para Jean Reno. (Ronaldo Victoria)