domingo, 11 de janeiro de 2009

Irina Palm

Marianne Faithfull: aula contra a hipocrisia
Foto: Google Image
Imagine a seguinte história para um filme. Uma senhora de seus 50 e poucos anos se preocupa com a sobrevivência do neto, que está em estado terminal e precisando de um tratamento na Austrália. Então, resolve arrumar um emprego arriscado num clube de sexo. Vira a mulher que, num cubículo, masturba os pênis dos homens desconhecidos que os colocam num pequeno buraco.
Imaginou? Que filme daria? Uma comédia ou um dramalhão moralista daqueles que mostram como as pessoas que se entregam a uma atividade suspeita perdem a bondade interior no meio do vício? Esqueça tudo isso. O filme dirigido por Sam Garbarski (Inglaterra, 2007) prefere dizer que se pode, sim, manter a pureza num meio como aquele.
Maggie, a dona-de-casa vivida por Marianne Faithfull, até dá uma lição nas amigas que a condenam quando seu segredo é descoberto. Uma aula contra a hipocrisia. A gente até não entende como em certo momento o pai do menino, Tom (Kevin Bishop), pode agir de forma tão radical. E o patrão de Maggie, o russo Miki (Miki Manojlovic), não é o cafajeste que se espera. Nada é o que se espera no roteiro e essa é a maior qualidade. Um filme surpreendente e que nos faz mexer em nossos conceitos morais. (Ronaldo Victoria)