domingo, 1 de fevereiro de 2009

Linha de Passe

Cleusa e seus quatro filhos: luta pela vida na periferia
Foto: Google Image
É estranho como foi difícil encontrar o filme de Walter Salles e Daniela Thomas na cidade. Em cinco locadoras pesquisadas, só havia em uma, e mesmo assim com poucas cópias. Na época do lançamento nos cinemas, tomou conta de páginas e páginas de jornais e revistas. É claro que vale a pena a busca.
Salles, que fez “Central do Brasil”, esse sim um grande sucesso, faz aqui um retrato da periferia de uma grande cidade. Cleusa (Sandra Corvelloni, que ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes) é empregada, tem quatro filhos e está grávida do quinto. Denis (João Baldasserini), um dos filhos, é motoboy e se envolve no crime. Dinho (José Geraldo Rodrigues) trabalha num posto de gasolina e virou evangélico radical. Dario (Vinicius de Oliveira, o menino de “Central do Brasil”) tenta a sorte no futebol. E Reginaldo (Kaique Santos) quer encontrar o pai.
Na verdade, eles formam uma família mas pouco se unem ou se falam, como as famílias de hoje. A ligação com o futebol expressa no título mostra isso. Linha de passe mostra o esforço de manter a bola em jogo. Talvez uns estranhem a falta de “moral da história”, mas isso se mostra desnecessário. Brilhante e humano. (Ronaldo Victoria)