domingo, 4 de abril de 2010

O Grande Desafio

Denzel Washington vive o professor que treina a equipe
Foto: AllMovie Photo
Dirigido por Denzel Washington e produzido por Oprah Winfrey, é um produto típico do poder dos astros negros no cinema americano. Neste ano, Preciosa (também produzido por Oprah) foi mais longe, ganhando dois Oscar da Academia. Este, apesar de tantos nomes de peso envolvidos (Forest Whitaker, outro premiado, faz papel importante), ficou pelo meio do caminho, pelo menos aqui, onde nem foi para as salas de cinema.
O problema talvez seja o lado politicamente correto demais, que se em alguns momentos comove em outros soa chato. O roteiro é uma louvação, uma biografia autorizada de pessoas retratadas como exemplos. O tema também não ajuda para os brasileiros: fala de uma equipe de universidade negra especializada em debates.
Isso mesmo, alunos treinados para discutir assuntos relevantes. E isso não empolga muito. O resultado só não soa chato demais porque os atores são bons (Nate Parker é uma descoberta e o garoto chamado Denzel Whitaker) e por vezes conseguem transmitir as emoções. (Ronaldo Victoria)