segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Rede Social

Andrew Garfield e Jesse Eisenberg: eu quero ter um bilhão de amigos
Foto: AllMovie Photo
É um dos candidatos mais fortes ao Oscar de melhor filme em 2011. Tem vários pontos de vantagem: fala de algo muito atual, baseado numa história real e seu personagem principal acaba de ser eleito o homem do ano pela revista Time. Ele é Mark Zuckerberg, que aos 26 anos é o mais jovem bilionário do mundo. Por que ele conseguiu tanta grana? Porque criou algo chamado Facebook. Precisa explicar mais?
Sim, o roteiro explica. Na verdade, Zuckerberg, vivido por Jesse Eisenberg, não é retratado como um herói e sim como um cara de moral bastante elástica. Como diz o cartaz, "ninguém faz um bilhão de amigos se não fizer alguns inimigos." O inimigo maior é o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), que o ajuda na criação mas depois é passado pra trás.
Justin Timberlake também tem destaque no elenco na pele de Sean Parker, o fundador do Napster, que teria feito a cabeça de Zuckerberg e é mostrado como um canalha. O roteiro é baseado num livro que teve como fonte Saverin, então Zuckerberg parece no final um babaca sem coração. Mas, com tanto dinheiro, será que ele se importa? (Ronaldo Victoria)