sábado, 19 de fevereiro de 2011

Detenção

Forest Whitaker acaba gostando de ser torturador
Google Image
O título brasileiro força a barra para parecer apenas filme de prisão, e até tenta uma aproximação com a série Prison Break. E a gente custa algumas cenas para perseguer que se trata da versão americana de um filme alemão que fez muito sucesso em 2002, A Experiência. Curioso por que a base é a americana, um estudo psicológico feito nos anos 70 na Universidade de Stanford, que reuniu vários homens num local fechado que serviria de cadeia: uma parte seria prisioneiro e a outra guarda.
Tudo foi filmado e a coisa acabou se degringolando, com os prisioneiros se rebelando e os guardas virando torturando. É uma espécie de Big Brother com porrada e sangue, e de fato faz o espectador ficar à beira de um ataque de nervos.
O filme alemão é muito bom, mas o problema da "tradução" americana é que exagera bastante. Tudo parece feito para definir de quem a gente deve ter raiva. Não há sutileza. Pena por que o elenco, com destaque para os ganhadores de Oscar Adrien Brody e Fortest Whitaker, é muito bom. (Ronaldo Victoria)