segunda-feira, 27 de junho de 2011

Senna

Piloto brasileiro é mostrado em cenas inéditas
Google Image
A morte trágica de Ayrton Senna, há 17 anos, fez com que sua figura ganhasse contornos trágicos e de heroísmo. O problema é que, logo depois do choque, a forma como se falava dele sempre se deixava pautar pelo exagero e por uma certa pieguice. Talvez tenha sido bom o tempo passar para que Senna seja retratado de forma humana (no melhor sentido da palavra).
Não que o documentário dirigido pelo inglês de ascendência árabe Asif Kapadia traga fofocas ou escândalos, algo de que Senna sempre tentou se afastar (a não ser por conta das namoradas famosas, Xuxa e Adriane Galisteu, e da história do filho que se comprovou depois não ser mesmo dele). O filme tem várias cenas inéditas e mostra, claro, ele brilhando nas pistas e em seu refúgio em Angra.
Os depoimentos também são mais serenos, e até mesmo Galvão Bueno não se contamina pelo exagero. O detalhe precioso para nós fica por conta da trilha sonora. Nas cenas de natureza, o diretor inglês escolheu uma versão instrumental do hino de Piracicaba, devidamente confirmada nos créditos finais. (Ronaldo Victoria)