sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ao Sul da Fronteira

Hugo Chavéz ao lado do diretor Oliver Stone
Google Image
Merece admiração o fato de o diretor americano Oliver Stone ousar fazer um documentário com todos os presidentes que são demonizados por grande parte da impresa de seu país. Aliás, nos países de origem eles também são, mas isso é outra história. Oliver Stone ganhou fama por ser um entusiasta de teorias da conspiração, o que lhe trouxe tantos fãs quantos críticos (vide JFK e Nixon).
Aqui ele tem até boa parte de razão e mostra a tendenciosa (nojenta, seria melhor definição) do canal Fox News, que chega a afirmar que o presidente venezuelano Chavéz confessou ser viciado em cocaína (confundiu coco com coca). Fiel a suas convicções, Stone escolhe para o documentário figuras políticas de causar arrepios num leitor da revista Veja: Chávez, Raul Castro (Cuba), Rafael Correa (Equador), Cristina Kirchner (Argentina), Lula e Evo Morales.
Nem todos brilham. Chavez, claro, que ama um microfone, deita e rola. Mas Lula está surpreendentemente apagado, ou mal aproveitado. De qualquer forma, é uma bela opção. A não ser que você seja direitista demais... (Ronaldo Victoria)