segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Amar não tem Preço

Gad Elmaleh e Audrey Tautou: difícil vida fácil
Foto: Google Image

O cinema francês quase sempre tem um jeito diferenciado daquele com o qual a maioria do público brasileiro está acostumada — o que é uma sorte, já que quando eles resolvem imitar os americanos, o resultado é um desastre. As comédias, então, possuem um jeito todo francês de ser, mais indicadas para sorrisos do que gargalhadas.
Bem assim é "Amar não tem Preço" (Hors de Prix, 2006), dirigido por Pierre Salvadori, e o título nacional desta vez faz sentido. Os personagens principais são aqueles que vendem amor, eufemismo para garotos e garotas de programa. É o caso de Irène (Audrey Tautou, a estrela de Amèlie Poulain e Código Da Vinci) que, apesar de ser magrinha e nem de longe parecer uma "femme fatale", ganha a vida fazendo companhia a ricaços.
Um dia, num hotel de luxo, ela confunde o barman Jean (o marroquino Gad Elmaleh) com um milionário e passa a noite com ele. Apaixonada e acreditando na história do rapaz, dispensa o executivo, que a havia pedido em casamento. Assim que descobre o engano, o amor vira ódio (ou não?).
O roteiro passa por temas difíceis e, conforme a situação, eles reagem, sempre tendo em primeiro lugar a luta pela sobrevivência. Os dois demoram a assumir que estão irremediavelmente apaixonados. Para complicar, ele arruma uma coroa rica, Madeleine (Marie-Cristine Adam), que passa a financiá-lo. (Ronaldo Victoria)