terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mandela - A Luta pela Liberdade

Joseph Fiennes e Dennis Haysbert: laços de amizade
Foto: Google Image

A história de Nelson Mandela, líder da resistência negra contra a política do apartheid na África do Sul, é conhecida em todo mundo e já virou símbolo. Mas esse filme, com título original "Goodbye Bafana" (EUA, 2007), dirigido pelo sueco Billie August, conseguiu a façanha de contar essa trajetória de um ponto de vista diferente.
O roteiro é mais centrado na figura de James Gregory (Joseph Fiennes), o carcereiro que passou boa parte da vida cuidando do líder negro, interpretado por Dennis Haysbert (o presidente de "24 Horas"). Tudo começa em 1968, na ilha em que Mandela e seus companheiros eram mantidos incomunicáveis. Por ter tido contato com negros na infância (Bafana, do título, é o nome de um deles), Gregory consegue conversar com Mandela em seu dialeto.
Não tarda para ser acusado de "amigo de negros" pelos outros guardas, racistas até a alma. Com o tempo se cria entre ele e Mandela um traço de união, uma ligação forte que pode ser chamada de amizade. É um filme comovente, que passa com força e seriedade por um momento histórico, sem soar aborrecido. Descubra. (Ronaldo Victoria)