segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Zohan Agente Bom de Corte

Adam Sandler em cena: desafiando o bom gosto
Foto: Google Image
Tem horas que a gente até pensa que Adam Sandler é um artista importante para o cinema. Isso porque ele estrela umas comédias com um humor tão duvidoso que só mesmo elogiando. Já que o politicamente correto, com suas amarras relativas ao bom gosto, tem se revelado uma prisão artística, só mesmo alguém com cara-de-pau suficiente para desafiar os padrões.
É nesse sentido que fica melhor analisar essa comédia, com título original “You Don’t Mess With the Zohan” (EUA, 2008), dirigida por Dennis Dugan. É de se perguntar se Sandler não teve a sorte de estrear um pouco antes de a situação de árabes e judeus voltar a ficar mais séria na Faixa de Gaza.
Isso porque o personagem principal, Zohan, é um agente judeu que, cansado de ser um agente especial do exército israelense, quer seguir seu sonho: ir para os Estados Unidos ser cabeleireiro. É isso mesmo, e é nessa batida que vai o roteiro, com situações que beiram o ridículo, ou mergulham nele. Só que provocam risada. E o que se pode querer de uma comédia? (Ronaldo Victoria)