sábado, 4 de julho de 2009

Vítimas da Guerra

Vera Farmiga e John Malkovich: drama polêmico
Foto: Google Image
É curioso ver o que acontece neste drama (In Tranzit, EUA, 2008) dirigido por Tom Roberts. O roteiro é situado em 1946, ou seja, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas de caçadores passaram a ser caçados. A história, segundo a produção baseada em fatos reais, mostra um grupo de oficiais alemães mandados por engano para um campo comandado por mulheres da ex-União Soviética.
A chegada faz com que ocorra essa curiosa situação: ver os alemães na posição de coitadinhos, o que é também polêmico. Como as duas nações foram grandes inimigas durante o conflito, a convivência provoca reações extremas, como a da moça que se mostra sádica, mas depois se descobre que é judia e foi torturada pelos nazistas.
O elenco talentoso segura as pontas de um drama que não alcança bom resultado final. Se John Malkovich abusa do ar de cínico, Vera Farmiga tem bom momento como a médica idealista. Mas dois ótimos atores alemães, Thomas Kretschmann e Daniel Bruhl, têm os melhores desempenhos. (Ronaldo Victoria)