terça-feira, 6 de outubro de 2009

Budapeste

Gabriela Hámori e Leonardo Medeiros em cena
Foto: Google Image

O filme é baseado no terceiro livro de Chico Buarque, lançado há cinco anos. E é preciso se dizer que como compositor e poeta, Chico está além do bem e do mal, o mesmo não acontece na literatura. Seus livros são um pouco chatos, sim, mesmo que o fã-clube não queira admitir. A transposição de Budapeste para a tela, com direção de Walter Carvalho, é bastante fiel à obra literária, o que significa uma certa beleza misturada com um tanto de pretensão.
O tema de Budapeste é o outro, as duas faces de uma mesma pessoa. Para isso, elege como personagem principal José Costa (Leonardo Medeiros), um ghost writer, ou seja, aquele que escreve para que outros levem a fama. Casado com uma jornalista neurótica, Vanda (Giovanna Antonelli), ele tem uma crise ao ver que o pretenso autor ficou famoso, o que não se entende muito bem a razão.
Até que ele vai até a capital da Hungria, a "cidade amarela", como define, e onde se envolve com a bela Kriska (Gabriela Hamori). No final, fica a impressão de um filme reverente demais à obra, em que tudo se arruma de forma muito ordenada. O elenco se sai bem, a fotografia é ótima, mas há excesso de cenas de nudez (nem todas de bom gosto) e um clima "cabeça" que distancia a emoção. (Ronaldo Victoria)