sábado, 14 de novembro de 2009

Transformers - A Vingança dos Derrotados

Megan Fox e Shia LaBeouf: orgia de efeitos especiais
Foto: AllMovie Photo

Há produções cinematográficas que ganham uma representação que vai além delas mesmas. É o caso de Transformers - A Vingança dos Derrotados (Transformers - Revenge of the Fallen, EUA, 2009), com direção de Michael Bay. Quem não gosta enxerga no filme para onde está indo o cinema em sua busca por enormes quantidades de efeitos especiais e taxas mínimas de cérebro. Os que adoram enxergam nele o antídoto ideal contra a chatice.
Nas primeiras cenas desta continuação os autobots, as máquinas do bem, colaboram com o exército americano em regime de sigilo para impedir que os decepticons, os monstrengos maldosos, voltem a ameaçar o planeta. Logo em seguida, revemos Sam (Shia LaBeouf), prestes a entrar na faculdade, prestando juras de amor a Mikaela (Megan Fox, tida como a nova Angelina Jolie).
O que se segue durante duas horas e meia é aquilo que se espera: um show de técnica, ação vertiginosa do começo ao fim e um fiapo de história, com todos os clichês dos filmes de aventura. Os fãs deliram. Os críticas ficam com a sensação de que foram atropelados por um robô desgovernado. (Ronaldo Victoria)