sexta-feira, 12 de março de 2010

Vício Frenético

Nicolas Cage e Eva Mendes: parceiros de barra-pesada
Foto: AllMovie Photo

Quem leu a biografia de Tim Maia, lembra como ele definia a carreira, dividida entre canções românticas e balançadas: "metade das minhas músicas é mela-cueca, metade é esquenta-suvaco". O ator Nicolas Cage parece seguir essa linha: uma parte de seus filmes é de ação, de fácil digestão, outros são sombrios e difíceis. Este aqui pertence claramente à segunda categoria. Para começar, o tema é totalmente heavy: a história de um policial viciado em drogas.
Para dar um clima ainda mais sombrio, tudo é ambientado na cidade de Nova Orleans logo após o enorme estrago causado pelo furacão Katrina. O detetive Terence (Cage) salva um prisioneiro e é promovido a tenente. Com as costas machucadas, passa a depender de analgésicos para agüentar a dor e é aí que começa sua descida ao inferno.
Logo ele está dependente de cocaína e fazendo coisas como achacar casais em saída de boate apenas para ficar com alguns papelotes. Quando uma família africana é assassinada, sua investigação acaba sendo prejudicada pelo envolvimento escuso. E sua namorada, a garota de programa Frankie (Eva Mendes), é parceira de barra-pesada. O diretor, o alemão Werner Herzog, que adora gente esquisita, contribui com sua mão pesada. (Ronaldo Victoria)