terça-feira, 6 de abril de 2010

Bons Costumes

Jessica Biel interpreta americana liberada
Foto: AllMovie Photo

Acha os ingleses uns esnobes, com o nariz em pé e aquele sotaque meio irritante? Vai achar mais ainda depois de assistir a essa comédia. A gente até poderia dizer que o roteiro mostra um estereótipo, se não fosse baseado na peça de um inglês. Noel Coward, o autor, é considerado um dos grandes dramaturgos do início do século passado, dono de um humor ferino e cortante.
A adaptação também é do diretor Stephan Elliott, responsável há 15 anos pelo estouro de Priscilla, a Rainha do Deserto. Em suas mãos, o texto ganha um enfoque ainda mais gay, com acento forte na crueldade e nas tiradas sarcásticas, o que dá bom resultado. A história, ambientada nos anos 30, fala sobre a eterna rivalidade entre Inglaterra e Estados Unidos.
A heroína é Larita (Jessica Biel), moça liberada e que até pilota carros de corrida. Depois de se casar com John (Ben Barnes, o Príncipe Caspian), vai conhecer a família dele e o choque é inevitável. Kristin Scott Thomas e Colin Firth, na pele dos sogros, dão um banho de talento em cena. De quebra, há duas irmãs inúteis, controladas pela mãe megera, e não há como não torcer pela americana. O resultado é diversão com classe, raridade hoje em dia. (Ronaldo Victoria)