sexta-feira, 9 de julho de 2010

Alô Alô Terezinha

O Velho Guerreiro com suas chacretes em cena
Foto: Google Image
À primeira vista, o documentário assinado por Nelson Hoineff analisaria a importância de Abelardo Barbosa para a cultura pop brasileira. Figura que atravessou décadas com sua irreverência e seu estilo até identificado com o tropicalismo ("Chacrinha continua balançando a pança", dizia Gilberto Gil em Aquele Abraço), hoje, nesse mundo virtual, ele parecia um tanto apagado.
Porém, Hoineff, fiel a seu estilo revelado no antigo e escandaloso programa Documento Especial, da Manchete, prefere centrar foto nos bastidores. Ele revela atração por contar por onde andam hoje as famosas chacretes, parceiras de palco do Chacrinha. Ele tem especial predileção por revelar como a maioria delas, hoje senhoras pra lá dos 50, estão em fase decadente.
Além de Rita Cadillac, a mais famosa ( "a mais burra e esperta de todas ao mesmo tempo", na definição de um produtor), há Índia Potira, que teve problema com a polícia por causa de um namorado, há muitas outras. Nos depoimentos dos artistas, Hoineff também prefere o inusitado, como deixar na edição final a cena em que Elba Ramalho para de cantar e diz "ih, esqueci a letra". Divertido mas superficial. (Ronaldo Victoria)