quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Mensageiro

Woody Harrelson e Ben Foster: más notícias
Foto: AllMovie Photo
Este drama não fez sucesso nos cinemas pela única razão que seu tema, a guerra do Iraque, se transformou em "veneno de bilheteria" tanto nos Estados Unidos quanto aqui. Guerra ao Terror ganhou o Oscar este ano, mas conseguiu muito mais prestígio junto à crítica do que repercussão popular. Aliás, o filme guarda muitas semelhanças com o vencedor da estatueta, não apenas pelo assunto, mas pelo tom sombrio.
Se no outro se falava de soldados especialistas em desarmar bombas, aqui a "bomba" é outra, e´tão perigosa quanto. Trata-se de uma divisão do Exército especialista em ir até as casas dos soldados mortos em combate e avisar para mães, filhos, esposas, o que aconteceu. Para isso precisam estar de prontidão de forma que a notícia não chegue por outros meios.
Claro que as cenas são fortes, incluem desespero e às vezes agressividade de quem não quer acreditar. Woody Harrelson, indicado ao Oscar de coadjuvante, vive o veterano capitão Tony Stone, enquanto Ben Foster é o impulsivo sargento Foster Montgomery. Forte e intenso. (Ronaldo Victoria)