segunda-feira, 12 de julho de 2010

Esquadrão Classe A

Cooper, Jackson, Copley e Neeson: quarteto da pesada
Foto: AllMovie Photo
A origem é um seriado de sucesso nos anos 80 que, como muito produto daquela época, hoje é visto ou como brega ou como cult (depende do freguês). Portanto, o maior mérito do diretor moderninho Joe Carnahan (que fez Narc e A Última Cartada), foi manter o equilíbrio entre tirar a aura trash e ao mesmo tempo não se levar a sério demais.
Há também de se dar o crédito para o ótimo elenco que escolheu. O inglês Liam Neeson esbanja carisma e autoridade como Hannibal. Bradley Cooper mostra que é o galã da hora na pele de Templeton. Sharlto Copley, revelado em Distrito 9, rouba as cenas em que aparece vivendo Murdock. E Quinton Jackson completa bem o time sendo B.A.
Na série, o time era chamado para as missões mais estapafúrdias. O roteiro do filme é mais complexo e conta que eles foram considerados à margem do Exército por conta de uma missão mal-sucedida em 2003. São perseguidos por uma agente do FBI (Jessica Biel), enquanto tentam provar a inocência. Fácil de ver e não ofende a inteligência de ninguém. (Ronaldo Victoria)