quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Do Começo ao Fim

João Gabriel Vasconcelos e Rafael Cardoso: amor polêmico
Foto: Google Image
Em jornalismo, a gente tem um lugar-comum que define como "um tiro no pé" aquela matéria que acaba indo contra seus objetivos. Pois fica a sensação de que o diretor Aluízio Abranches deu um tiro no pé cinematográfico com esse filme. Seu objetivo declarado foi mostrar uma história de amor sincera e incondicional entre dois homens. Legal, mas o problema é que ele mexeu num tabu: o incesto.
Acontece que os dois rapazes, Francisco (João Gabriel Vasconcelos) e Tomás (Rafael Cardoso) são filhos da mesma mãe, interpretada por Júlia Lemmertz. O roteiro mostra os dois convivendo desde o início e a relação se fortificando ao longo do tempo.
Abranches também tem a necessidade de querer provar que a paixão homossexual pode ser também um encontro entre dois príncipes encantados. Tanto que um deles vai para a Rússia, o outro resiste à distância e rejeita outras companhias com a maior convicção. O resultado parece uma mistura de fotonovela com drama pesado. E a consumação do incesto deixa desconfrotável o espectador que poderia defender o casal. (Ronaldo Victoria)