terça-feira, 17 de maio de 2011

Micmacs

Dany Boom vive incrível aventura em Paris
Google Image
O subtítulo desta comédia francesa é Um Plano Complicado, o que não ajuda muito a convencer o públicoa assistir. Mas e se eu disser que é dirigido por Jean-Pierre Jeunet, o mesmo autor de O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain, melhora? E que, ainda por cima, segue o mesmo estilo de seu filme mais famoso? Ajuda bastante a convencer de que se trata de uma diversão muito legal.
Alguns críticos disseram que Jeunet vem se repetindo, seguindo a mesma fórmula, mas não é assim que fazem os grandes cineastas? Todo mundo sabe o que esperar de um filme de Spielberg ou Scorsese. Então... Jeunet faz de seus filmes uma fábula, em que as pessoas buscam seu destino e demonstra uma crença muito grande no ser humano. Talvez Amèlie Poulain seja uma projeção feminina dele, vá saber...
Aqui o herói é Bazil (Dany Boon), como sempre alguém à margem da sociedade. Quando ele leva um tiro na cabeça e fica com a bala alojada, une-se a uma tribo que vive nos subterrâneos de Paris para se vingar do fabricante de armas. Diversão garantida. (Ronaldo Victoria)