segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Nevoeiro

Nathan Gamble e Thomas Jane: proteção em meio ao horror
Foto: Google Image

O diretor Frank Darabont tem parceria de sucesso com o escritor Stephen King. "Um Sonho de Liberdade", de 1994, é um filme tão querido que está em primeiro lugar na lista dos melhores de todos os tempos elaborada com os votos dos leitores do site IMDB (Internet Movie Database), especializado em cinema. "À Espera de um Milagre", de 1999, não fica atrás.
Agora chega às locadoras o terceiro produto da colaboração entre eles, "O Nevoeiro" (The Mist, EUA, 2007), mas que não fez o mesmo sucesso dos anteriores. Bem que merecia. É uma produção que não tem medo de parecer um ‘filme B’, aqueles sobre monstros e com baixo orçamento. Além da despretensão, não hesita em cair no clima de horror.
A história se passa numa pequena cidade em que experiências sem autorização geram estranhas e terríveis criaturas que atacam na névoa. Boa parte dos habitantes fica isolada num supermercado, para se proteger dos ataques.
Enquanto David (Thomas Jane) tenta cuidar do filho, Billy (Nathan Gamble), e acalmar o povo, uma fanática religiosa (Marcia Gay Harden, sempre ótima) incita o grupo e se torna profeta. O roteiro mostra que, em situação de perigo, a solidariedade humana é uma lenda. O final é perturbador. (Ronaldo Victoria)