quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Caçada

Richard Gere e Terrence Howard: absurdo da guerra
Foto: Google Image

Logo no começo da projeção, um recado do diretor, Richard Shepard, adverte: "Os momentos ridículos contidos nesse filme são de fato verdadeiros". Só por aí já se percebe que "A Caçada" (The Hunting Party, EUA, 2008) não terá uma narrativa linear. Ou seja, ao falar sobre uma guerra maluca, sem nenhum sentido e da qual pouca gente entende —— a que se passou na Bósnia, nos anos 90 ——, o cineasta pretende ressaltar, com inteligência, o absurdo de qualquer conflito.
E consegue muito bem. O personagem principal é Simon Hunt (Richard Gere, em momento competente e sem glamour), correspondente de guerra que tem um chilique ao vivo e é demitido da emissora. Cai em desgraça e tenta ser jornalista free-lancer, mas procura a ajuda de seu antigo companheiro, o cameraman Duck (o ótimo Terrence Howard).
Anos depois, os dois se reencontram no calor do conflito, e Simon tenta voltar à parceria com Duck. Ele promete contar o paradeiro do criminoso conhecido como Raposa, um sanguinário que tem recompensa de US$ 5 milhões pela captura. A cena que mostra os americanos no bar sérvio é de um humor negro irrepreensível. Para quem gosta de diversão inteligente. (Ronaldo Victoria)