quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os Desafinados

André, Jair, Rodrigo e Angelo: quarteto em busca de um sonho
Foto: Google Image
Era natural que em 2008, quando foram comemorados os 50 anos da bossa nova (aliás, tanta matéria sobre isso até cansou), fosse feito um filme sobre o assunto. Assim, surgiu “Os Desafinados”, de Walter Lima Jr., e talvez o filme não tenha alcançado tanto sucesso nos cinemas justamente por essa sensação de cansaço. O roteiro não pretende contar a história do movimento, mas sim fazer um balanço afetivo da música.
É bonito, bem feito, emociona em vários momentos, mas talvez seja mais bem apreciado pelas gerações que acompanharam melhor a época. Pode ser que a moçada mais nova ache tudo meio estranho. A história fala sobre um grupo chamado Os Desafinados. Há o pianista galã Joaquim (Rodrigo Santoro), o violonista Davi (Ângelo Paes Leme), o baixista Geraldo (Jair Oliveira) e o baterista PR (André Moraes).
Eles são acompanhados pelo candidato a cineasta Dinho (Selton Mello) na tentativa de fazer sucesso nos Estados Unidos. O roteiro é dividido entre o passado e os tempos atuais, em que eles já são maduros. Há até uma bela surpresa no final. Romântico e nostálgico, vale a pena ser conhecido. (Ronaldo Victoria)