segunda-feira, 23 de março de 2009

A Duquesa

Keira Knightley tem interpretação marcante
Foto: Google Image
Fica difícil não pensar em Lady Diana ao assistir a esse filme belíssimo. Até porque a personagem principal, Georgiana Cavendish Spencer, era sua tia em quarto grau. Era chamada de Ge, assim como Diana era Di. Era bela e a frente do seu tempo. Outra associação inevitável: casou-se com o homem que amava (ou julgava amar), mas dele só ganhou indiferença.
Keira Knightley está perfeita como a duquesa e Ralph Fiennes consegue uma interpretação primorosa na pele do duque, um homem que se revela desprezível porque movido a desprezo pela esposa. Ele a culpa por não lhe dar o que mais queria: um herdeiro, após três filhas. E mantém em casa a amante, Bess (Hayley Atwell), mais velha que a duquesa. Alguém pensou em Camila? É de Bess a frase que melhor define o drama de Georgiana: “A Inglaterra inteira se apaixonou por ela. O único homem deste país que não a ama é o marido.”
O roteiro do drama assinado por Saul Dibb, se não é original, transmite toda a emoção que se espera. E os figurinos de Michael O’Connor mereceram o Oscar. (Ronaldo Victoria)