sábado, 21 de março de 2009

Show de Bola

Lui Mendes e Thiago Martins: entre a favela e o futebol
Foto: Google Image
A visão que estrangeiros têm de nós, brasileiros, é algo que quase sempre nos surpreende. Por conta da globalização e da internet, passou aquela fase de achar que aqui vive um bando de gente pelada e cobras passeiam pelas ruas. Mas os clichês tropicais ainda persistem. A prova é esse filme, dirigido por um alemão, Alexander Pickl, escrito por um francês e um russo, falado em português e interpretado por brasileiros.
Essa salada não poderia dar certo. E não é que não deu? Pickl, que gosta do Brasil principalmente por causa de jiu-jitsu e luta de vale-tudo (seu outro filme é sobre o assunto), foi pelo caminho mais fácil. Brasil lembra o quê? Futebol e favela, deve ter pensado.
Então a história fala sobre Thiago (Thiago Martins), que tenta a sorte no futebol, enquanto o amigo, Tubarão (Lui Mendes), vira traficante. Numa cena, a mãe de Thiago, vivida por Sandra Pêra, passa mal no barraco, o filho chama socorro e o médico vem atender no local. Em que país esse alemão acha que a gente vive? Ah, Pickl também dirigiu o clipe da música “To nem aí”, da Luka, lembra dela? Se é que isso acrescenta alguma coisa... (Ronaldo Victoria)