terça-feira, 21 de abril de 2009

Presságio

Nicolas Cage e os números: tragédias anunciadas
Foto: Google Image
Filmes que falam sobre o fim do mundo já fazem uma tradição do cinema americano. E a coisa promete esquentar até 2012, por conta de uma profecia maia que anuncia o apocalipse para essa data. “Presságio” (no original Knowing), dirigido por Alex Proyas, chega embalado, trazendo Nicolas Cage de volta ao suspense depois de dois filmes fracos.
O roteiro tem um início empolgante. Começa há 50 anos, numa escola de primeiro grau, quando os alunos são convidados a desenhar sua visão de futuro e colocar numa cápsula do tempo que só seria aberta neste ano. Uma garotinha perturbada chama a atenção por ouvir vozes e desenhar uma sequência interminável de números.
Nos dias atuais, a cápsula é reaberta e vai parar nas mãos do filho de John (Cage), um cientista que decifra as séries numéricas como um conjunto de datas e número de vítimas de catástrofes. Tudo vai bem, com cenas impressionante de acidentes aéreo e no metrô, mas o filme parece acreditar demais em si mesmo e exagera no tom messiânico. O final chega a ser risível, o que é uma pena. (Ronaldo Victoria)