terça-feira, 28 de julho de 2009

Bela Noite para Voar

Mariana Ximenes e José de Abreu: o presidente e sua amante
Foto: Google Image
A produção nacional comandada por Zelito Viana foi fracasso nos cinemas e não fica difícil de entender por que. Primeiro porque fala sobre a vida do presidente Juscelino Kubitscheck (interpretado por José de Abreu), bem na época em que ele foi retratado com muito mais charme na minissérie da Globo. E depois porque revela os maiores problemas do cinema nacional.
Uma dificuldade é o roteiro, apesar de contar com o apoio do diretor teatral Augusto Boal, recentemente falecido, e do irmão do diretor, o humorista Chico Anysio. Os personagens parecem rasos, as falas têm a impressão de ser discursos e há aquela mania de retratar os supostos vilões de forma caricata.
Tudo se passa numa noite na vida de JK, em que alguns militares de direita planejam um atentado a sua vida. Abreu ainda se segura no papel, mas a interpretação apática de Marcos Palmeira (filho do diretor) nem de longe lembra o que imaginamos de Carlos Lacerda e Mariana Ximenes pouco tem a fazer na pele da amante do presidente. (Ronaldo Victoria)