quinta-feira, 23 de julho de 2009

Milagre em Santa Anna

Omar Miller e Michael Ealy com o garoto italiano Matteo Sciabordi
Foto: AllMovie Photo
É um filme dirigido por Spike Lee, o cineasta que teve seu auge nos anos 90, quando provocava discussões com obras como “Faça a Coisa Certa” e dirigia clipe de Michael Jackson no Pelourinho. A fase de maior sucesso passou, mas Lee não deixou de ser um cineasta provocador.
Depois fazer o belo e eficiente filme de ladrões “Um Plano Perfeito”, ele volta com uma produção de guerra. Porém, em se tratando dele, nunca é uma história comum. Fala dos Buffalo Soldiers, batalhão de negros americanos, em que quatro deles se perdem e acabam chegando numa pequena aldeia da Toscana, a Santa Anna do título, durante a Segunda Guerra Mundial.
No vilarejo se cruzam os conflitos dos dois povos. Os negros não sabem responder uma pergunta que não quer calar: por que eles defendem um país onde são discriminados e nem considerados como cidadãos? E os italianos questionam a aliança com Hitler. Há uma impressionante cena de massacre na praça, mas Lee se perde um pouco no sentimentalismo e na duração excessiva, que dispersa o interesse. (Ronaldo Victoria)