quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Salvador

Daniel Brühl interpreta ícone da esquerda espanhola
Foto: Google Image

O Salvador do título é Salvador Puig Antich, jovem anarquista espanhol que começou sua luta em maio de 1968, na França. Na época, seu país vivia uma feroz ditadura comandada com mãos de ferro por Francisco Franco, que gostava de (ou exigia) ser chamado de "generalíssimo". Baseado no livro de Francesc Escribano, o filme dirigido por Manuel Huerga refaz a trajetória do jovem com emoção.
Quem interpreta este ícone da esquerda espanhola, é um alemão: Daniel Brühl, jovem e ótimo ator que despertou para a fama com Adeus Lênin. O filme conta a ação de Salvador, ainda na clandestinidade, como motorista do grupo durante assaltos a banco. A atividade servia para levantar fundos à organização MIL (Movimento Ibérico de Liberación).
Salvador terminou preso durante uma emboscada da polícia e foi condenado à pena capital. Na época, o governo de Franco usava o garrote vil, instrumento de tortura medieval, que quebrava o pescoço da vítima enquanto estava imóvel numa cadeira. Fica difícil não se emocionar com o final. (Ronaldo Victoria)