quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Amantes

Gwyneth Paltrow e Joaquin Phoenix: desencontros do amor
Foto: Google Image

Belo e triste filme de amor (Two Lovers, direção de James Gray), traz uma interpretação sensacional de Joaquin Phoenix. Aliás, parece ter sido sua última atuação. Há alguns meses o moço, com uma barba enorme, disse que deixaria a carreira de ator para ser rapper. Por isso, seu nome já está crescendo na bolsa de apostas do Oscar.
E merece. Phoenix vive Leonard, jovem perdido que na primeira cena do filme pula de uma ponte, numa inexplicável tentativa de suicídio. O rapaz vive com os pais judeus (Moni Mossonov e Isabella Rosselini), trabalha na empresa da família e não sabe o que fazer da vida. É apresentado a doce Sandra (Vinessa Shawn), filha de um casal amigo, e que se apaixona por ele.
Mas o roteiro fala de algo que nunca entenderemos: por que a gente despreza quem nos ama e é louco por quem nos ignora? A tentação surge para ele na forma de Michelle (Gwyneth Paltrow), a vizinha doidinha, drogada e apaixonada por um homem casado. Um dia ela dá esperança para Leonard, que larga tudo para viajar com ela. Será que ela irá aparecer? O clima lembra Noites Brancas, de Dostoiewski, e não poupa a melancolia. Pode afastar uma parte do público, mas não se pode negar o acerto total. (Ronaldo Victoria)