quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rindo à Toa


Sophie Marceau e Christa Theret: mãe e filha em crise
Foto: Google Image

É de certa forma uma raridade do cinema francês, quase sempre tão intelectualizado e até verborrágico. Ou seja, trata-se de uma comédia adolescente, que fala de maneira leve sobre as delícias e os perigos dessa fase da vida. Mais perigos que delícias pois, apesar de não ser pesada, ainda é francesa... Dirigida por uma mulher, Lisa Azuelos, tem no universo feminino seu principal destaque, especificamente o embate entre mãe e filha.
A história fala sobre a adolescente Lola (Christa Theret), a Lol do título francês. Assim que retorna das férias escolares, ela tem a díficil missão de se separar de seu atual ficante e assumir que está apaixonada por um garoto que tem por ela amizade e é o melhor amigo de seu ex.
Enquanto isso, Anne (Sophie Marceau), a mãe, que tem mais dois filhos tão irritantes quanto Lola, esconde deles que está tendo um caso com o próprio ex-marido, de quem se separou há pouco. Os personagens adultos ajudam a ampliar a faixa do filme, que pode interessar também a educadores. O resultado é bem interessante. (Ronaldo Victoria)