quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Solista

Robert Downey Jr. e Jamie Foxx: dois homens isolados
Foto: AllMovie Photo

São dois excelentes atores em cena: Jamie Foxx, que ganhou o Oscar ao encarnar Ray Charles, e Robert Downey Jr., que deu a volta por cima ao viver O Homem de Ferro. Eles vivem dois personagens reais de Nova York. Foxx é Natahaniel Ayers, músico que após ter se formado como violoncelista na Juliard School é dominado pela esquizofrenia e passa a viver como mendigo nas ruas da cidade.
Downey Jr. é o jornalista Steve Lopez, que procura uma boa história para a sua coluna no jornal e tem a vida cruzada com a do músico. Os dois são criaturas exiladas deles mesmos e isoladas do mundo. O músico, apesar de toda a sua genialidade, não consegue articular frases e tem ataques quando se sente pressionado a fazer alguma coisa que seja para o seu bem. Lopes também é talentoso, mas parece ter desistido de contato. Tem uma ex-mulher que virou amiga e mal fala com o filho.
O problema do filme é um toque cerebral demais do diretor Joe Wright, que impede uma maior emoção e faz com que resulte pretensioso. Mas tem como vantagem o fato de não buscar soluções fáceis, ou seja, não tenta "curar" o músico, solista dele mesmo. (Ronaldo Victoria)