quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aconteceu em Woodstock

Demetri Martin (ao centro) "viaja" na Kombi psicodélica
Foto: AllMovie Photo

Engraçado como o tempo passa e hoje o nome Woodstock não parece significar muita coisa para a geração tecnológica e virtual. Pois aqueles três dias do festival realizado no longínquo mês de agosto de 1969 mudaram a vida e os costumes da juventude. Não foi apenas por conta da música de Janis Joplin e Jimmi Hendriz, além de outros heróis antigos que morreram de overdose, mas pela postura libertária.
Inusitado também é ver que essa história chega às telas pelas mãos de um chinês nascido em Taiwan, Ang Lee, o mesmo que desafiou o machismo dos caubóis em Brokeback Mountain. No roteiro pouco se mostra os shows e os artistas que participaram, mas sim a maneira como o evento mudou totalmente a vida das pessoas.
O personagem principal é Elliot (Demetri Martin), adolescente que fica estressado ao ver que o pequeno hotel dos pais corre o risco de fechar por má administração. Então tem a idéia de promover o festival na fazenda de um vizinho. Logo a cidade fica contra, pela invasão de cabeludos e maconheiros. Há participações engraçadas de Liev Schrebeir como um transexual másculo, Imelda Stauton na pele da mãe rabugenta de Elliot que se solta ao descobrir maconha e Eugene Levy (o pai de American Pie) vivendo o vizinho trambiqueiro. Divertido para os jovens e nostálgico para os quarentões. (Ronaldo Victoria)