segunda-feira, 20 de setembro de 2010

5 x Favela - Agora por nós mesmos

Filme fala sobre o cotidiano dos morros cariocas
Foto: Google Image
Sucesso nos anos 60, época de populismo artístico e ditadura militar, 5 x Favela marcou o aparecimento de diretores identificados com o movimento Cinema Novo, como Cacá Diegues. Ele agora é o produtor e o subtítulo mostra que os cineastas atuais são nascidos e moram nos morros cariocas. Ou seja, falam do que vivem. Ganhou vários prêmios no Festival de Paulínia, mas não fez tanto sucesso nas salas.
Pode ser por que muita gente acha que filme brasileiro falando de favela é algo que já cansou. Ok, mas este é diferente. Não há aquela tentativa de mostrar favelados como pessoas sem opção na vida. Ou derrotados, ou sem alegria. Como são cinco episódios, há uma certa irregularidade, mas o conjunto vale a pena.
Os melhores são o primeiro e o último, que mostram um rapaz tentando se acertar na faculdade apesar do chamado do tráfico, e a divertida véspera de Natal com falta de luz no morro. As outras histórias mostram meninos em volta com uma galinha e uma pipa, e um acerto de contas entre um policial e traficante (este o menos inspirado). (Ronaldo Victoria)