sábado, 18 de setembro de 2010

Uma Noite em 67

Gilberto Gil no festival que revolucionou a MPB
Foto: Google Image
A noite de 1967 a que se refere o título do documentário brasileiro foi a da final do 3º Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record. Para que a gente tenha uma ideia do nível, a canção vencedora foi Ponteio, de Edu Lobo e Capinam. E nas outras posições ficaram Domingo no Parque, de Gilberto Gil; Roda Viva, de Chico Buarque; e Alegria Alegria, de Caetano Veloso. Nada menos que quatro clássicos.
O filme relembra, em cenas de arquivo, toda a empolgação da época. Havia torcidas furiosas, muita vaia, além de gritos de "lindo" para o jovem Buarque. As entrevistas, a cargo de Randal Juliano e Cidinha Campos, também são muito legais.
O roteiro também mostra que aquela competição não foi apenas um programa de televisão, mas ganhou uma importância histórica. Primeiro havia a ditadura que no ano seguinte se endureceria de vez. Depois, começava a divisão entre MPB tradicional e inovadora, com uma incrível passeata contra a guitarra. E logo Caetano e Gil lançariam o Tropicialismo. Delicioso, não apenas para saudosistas. (Ronaldo Victoria)