sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Segredo dos Seus Olhos

Soledad Villamil e Ricardo Darín: sentimentos guardados
Foto: AllMovie Photo
Foi considerada surpresa a vitória deste drama argentino para o Oscar de filme estrangeio, já que a maioria das apostas dava como certa a escolha do alemão A Fita Branca. Mas não se pode de forma alguma dizer que foi injustiça, e a justiça afinal é o mote de seu enredo. Trata-se de uma obra madura do talentoso Juan José Campanella. Se nas anteriores, O Filho da Noiva e O Clube da Lua, ele até se deixava levar pelo sentimentalismo, agora escolhe um estilo seco e cortante.
Benjamin Esposito (Ricardo Darín, seu ator favorito) é um oficial de justiça amargurado que relembra fatos acontecidos 25 anos atrás. A história está ligada a Irene (Soledad Villamil), sua chefe e a mulher a quem nunca confessou seu amor. Na trajetória de ambos surge o assassinato de uma bela mulher.
O culpado acaba sendo preso, graças a obstinação de Esposito, mas a sujeira da política faz com que o criminoso fique solto pelas ruas. A história surpreende no final e deixa um travo amargo. Até que ponto o rancor guardado também mata? (Ronaldo Victoria)