terça-feira, 14 de setembro de 2010

Morte no Funeral

Chris Rock e Martin Lawrence são os filhos do falecido
Foto: AllMovie Photo
Tem coisas do cinema americano que a gente não consegue entender muito bem. Quando eles fazem adaptações de produções francesas ou italianas, por exemplo, sabe-se que é por conta da dificuldade (ou traço cultural, vá lá) em não ler legendas. Mas qual a explicação para uma nova versão de uma comédia inglesa? Só se for por que agora se ambienta a situação numa família negra e ruidosa.
Tirando isso, o roteiro e as situações são os mesmos. Até os créditos de apresentação são iguais. De curioso só o fato de o diretor ser Neil LaBute, pouco afeito ao gênero, já que é identificado mais com dramas com viés machista. Começa com a morte do patriarca, o corpo trocado na funerária e por aí vai.
Há os filhos que não se suportam (Chris Rock e Martin Lawrence), o tio esclerosado (Danny Glover), a filha caçula e o namorado (Zoe Saldana e James Marsden) que toma droga sem querer, o amante anão (Peter Dinklage, o único que repetiu o papel) do defunto e por aí vai. É possível dar risada, mas tudo que era sutil ficou explícito. (Ronaldo Victoria)