quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Zona Verde

Matt Damon encara o caos no Iraque
Foto: AllMovie Photo
Nem mesmo a presença de Matt Damon e a assinatura do diretor Paul Greengras (responsáveis pelos melhores filmes da sensacional trilogia do agente Jason Bourne) fez com que essa aventura fosse sucesso nos Estados Unidos. E nem aqui. Lá a gente até entende, já que eles detestam refletir sobre a besteira que fizeram no Iraque. Aqui não se entende muito, por isso é boa dica descobrir nas locadoras.
O personagem principal é o militar Roy Miller (Damon), que em 2003 aterrissa em Bagdá, em plena ocupação do país, para chefiar uma grande equipe. O objetivo principal da missão é descobrir as tais armas de destruição de massa, desculpa usada por Bush e companhia para invadir o Iraque e tirar Sadam Hussein do poder.
Claro que logo Miller, definido como um idealista, se vê num cenário caótico transitando pela tal zona verde do título, a área livre da capital iraquiana. Ele fica dividido em conseguir algo que justifique a invasão ou encarar a verdade. O diretor prefere claramente a segunda opção, por isso pagou o preço. (Ronaldo Victoria)