quinta-feira, 21 de abril de 2011

Machete

Danny Trejo banca o herói mexicano
Google Image
O que você acharia de uma cena em que um homem se balança nas tripas de outro, como se o intestino grosso fizesse as vezes de cipó? Exagerada? De mau gosto? Pode ser , mas o resultado acaba sendo divertido, de uma forma um tanto sinistra. E dá o tom dessa aventura que fez sucesso e deu um novo gás para a carreira de Robert Rodriguez, que dirige ao lado de Ethan Maniquis.
O diretor mexicano estava em baixa depois de uma série de fracassos de público. E seu estilo lembra, claro, Quentin Tarantino, com quem fez o projeto Grindhouse. Algumas reclamam da violência em excesso, mas o que se sente é que a sangreira não é leavada a sério. É pop, embora seja uma definição preguiçosa. Aqui se conta a história do Machete do título, vivido por Danny Trejo, ator que por conta do rosto que parece uma máscara, sempre viveu bandidos e capangas.
Machete acaba sendo pego de bode expiatório por causa de um atentato contra um senador reacionário, vivido com delicioso exagero por Robert de Niro. Mas, como ele diz em várias cenas: pegaram a p... do mexicano errado! O elenco é ótimo, com Jessica Alba de lutadora, Steven Seagal como bandido gordo e a maluquinha Lindsay Lohan como namorada do herói. (Ronaldo Victoria)