domingo, 1 de março de 2009

Felon

Val Kilmer interpreta matador experiente
Foto: Google Image
O título soa esquisito, mas ficou mantido no original em inglês, que significa algo como delinqüente, marginal. Nisso que é transformado um pacato trabalhador, Wade (Stephen Dorff) no filme escrito e dirigido por Ric Roman Waugh que tem ação empolgante do início ao fim. Algumas cenas podem ser violentas demais para os mais sensíveis, mas é boa opção para quem gosta de filme de cadeia, que já virou um subgênero.
Tudo acontece com Wade quando ele reage à invasão de sua casa, mata o ladrão na saída da casa, mas é condenado por que teoricamente o invasor não teria condições de se defender, o que caracteriza execução. Logo de cara o espectador esperto estranha tal rigor da lei, achando que pode haver uma história mal contada por trás.
E como tem! É o que Wade vai descobrir, a duras penas, no presídio, em que a força bruta fala mais alto e há gangues controlando tudo. Seu guia é o experiente matador John Smith (Val Kilmer, que já foi galã e está gordo e barbudo). E tudo é controlado pelo sádico carcereiro Jackson (Harold Perrineau, de “Lost”). Dificilmente você irá se aborrecer. (Ronaldo Victoria)