sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lemon Tree

Hiam Abbas (ao centro): a viúva e seus limões
Foto: Google Image
Eis um filme que merece ser descoberto. A história parece simples. Uma viúva sobrevive das árvores de seu limoal, tira seu sustento dos limões que vende, sendo uma mulher sozinha e independente. Um dia o vizinho implica com o limoeiro e manda que seja cortado por ser provável local de esconderijo. Simples, não? Nem um pouco. Afinal, a viúva, Salma, interpretada com garra por Hiam Abbass, é palestina e o vizinho é o ministro de defesa de Israel.
É desta situação de confronto que o filme extrai sua força. A produção, com título original “Etz Limon” (Israel, 2008), é dirigida por um israelense, mas tem como outro mérito não fazer apologia, não dividir a questão entre bons e maus, apesar de o diretor, Eran Riklis, ser israelense.
Parece também ser incrível que o roteiro seja baseado numa história verídica. Mas mostra também que a região onde os dois lados não conseguem se entender, existem pessoas como Salma, que lutam pelo que acreditam por uma questão de princípio e não do ódio que a política comum insufla entre as duas partes. (Ronaldo Victoria)