terça-feira, 14 de julho de 2009

A Menina no País das Maravilhas

Elle Fanning vive garota com problemas psiquiátricos
Foto: AllMovie Photo
É um drama emocionante, comovente e muito triste, característica que não deve afugentar o público de bom gosto. O filme dirigido por Daniel Barnz (Phoebe in Wonderland, EUA, 2008) fala de um fato que muita gente já viveu, aqui pintado com tintas fortes: uma criança que não consegue se adaptar ao seu meio.
Ela é a Phoebe do título original, vivida por Elle Fanning (irmã caçula de Dakota e tão intensa quanto). A menina tem tiques, manias que não consegue largar, algo como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), mas que é diagnosticado como síndrome de Gilles de La Tourette, um distúrbio real que começa na infância e que também inclui déficit de atenção entre os sintomas.
A história de Alice no País das Maravilhas é seu refúgio e, quando a nova professora de teatro da escola vai encenar o texto, vira uma obsessão para Phoebe. Já a família (pai, mãe e irmã menor) tenta se adaptar. Duas grandes atrizes, Felicity Huffman como a mãe e Patrícia Clarkson na pele da professora, também têm desempenhos marcantes. (Ronaldo Victoria)