segunda-feira, 6 de julho de 2009

Persépolis

Marjani anda de carro com um amigo pelas ruas de Viena
Foto: AllMovie Photo
Você assistiria um desenho-animado de temática adulta, em que a técnica não é o mais importante, em preto-e-branco e falado em francês? Não? Pois não sabe o que está perdendo. Persépolis (idem, França, 2007), que foi candidato ao Oscar de animação, é uma excelente opção e merece ser descoberto nas locadoras.
Os diretores são Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, ela uma iraniana radicada na França que conta sua própria vida. A história fica ainda mais atual no momento em que a vitória de Ahmadinejad nas eleições presidenciais iranianas é questionada e uma moça, estudante universitária como Marjane, foi morta durante os protestos.
A situação da mulher frente ao opressivo regime é o tema principal, mas sempre abordado com humor. A história aborda desde a época do Xá, o monarca tirano, e os aiatolás que mandaram as mulheres se cobrir. Filha de intelectuais, Marjani é mandada à Europa para ter liberdade, mas as coisas não são tão simples. Catherine Deneuve dupla a mãe de Marjani, que tem a voz de sua filha, Chiaria Mastroianni. (Ronaldo Victoria)