quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Duros em Paris

Patrick Mille: aventuras na capital francesa
Foto: Google Image

Dizem (mas não provam) que é melhor ser duro em Paris do que rico num fim de mundo qualquer. Esta comédia francesa (La Jungle, 2006), dirigida por Mathieu Delaporte, prova que o antigo ditado não tem nada a ver com a realidade. Vá encarar o que os dois panacas, personagens principais do filme, encararam para você ver que só existe liberté, egalité e fraternité com dinheiro no bolso.
Tudo acontece quando o pai de Vincent (Patrick Mille), cansado de ver que o filho é a inutililidade em pessoa, propõe uma aposta. O rapaz e seu melhor amigo, Mathias (Guillaume Galianne) devem sobreviver sete dias e sete noites na capital francesa e com apenas sete euros. O detalhe é que serão monitorados e não podem pedir ajuda.
Vem daí o título orginal, La Jungle, que significa "a selva" em que a Cidade Luz pode se transformar quando você se vê solto na cidade. Não espere ver aqueles cartões-postais típicos. Nada de Torre Eiffel ou Arco do Triunfo. O que aparece são mesmo becos nada charmosos. O roteiro é também uma análise da falta de maturidade de todo homem, mas ao mesmo tempo mostra que a verdadeira amizade resiste a tudo. (Ronaldo Victoria)