segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trama Internacional

Clive Owen: cruzada contra as grandes corporações
Foto: AllMovie Photo

O suspense (The International, EUA, 2009) dirigido pelo alemão Tom Twyker (o mesmo de Corra, Lola, Corra e O Perfume) fala de um assunto cada vez mais atual, e assustador: o poder acumulado por grandes corporações e a forma como esses conglomerados jogam com a vida (e a morte) das pessoas em várias partes do mundo. No caso quem fica na berlinda é um banco alemão ligado a corrupção, tráfico de armas e assassinato.
É o alvo de Salinger (Clive Owen, sempre marcante), agente da Interpol que começa a investigar o grupo a partir da morte de um ex-executivo que é morto de forma misteriosa. A partir daí, o roteiro relata como para essas financeiras incentivar a dependência de pessoas e governos à ciranda econômica ainda é o jeito de agir.
Para ajudar o agente, Eleanor (Naomi Watts), uma promotora de Nova York compra sua briga. O diretor, que fez sucesso em sua terra natal com a edição vertiginosa, dessa vez adota um estilo menos elétrico. Opção acertada, já que a história prende a atenção do espectador por ela mesma. E a cena de tiroteito no Museu Guggenheim é fantástica. (Ronaldo Victoria)