segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um Olhar do Paraíso

Saoirse Ronan interpreta a garota assassinada
Foto: AllMovie Photo

Cineasta de reconhecido talento —— só o fato de ter criado a trilogia O Senhor dos Anéis já comprova este fato —— o neozelandês Peter Jackson conta que se apaixonou à primeira leitura pelo livro The Lovely Bones (aqui traduzido como Uma Vida Interrompida) e logo comprou os direitos do romance da americana Alice Sebold. Para criar o roteiro, contou com suas colaboradoras habituais, Fran Walsh (sua esposa) e Phillipa Boyens.
Para quem não leu o livro, é bom dizer que o ponto de partida é a descrição literal do estupro e morte de uma garota de 14 anos, Susan Salmon, por um psicopata que mora na vizinhança. Do modo como foi morta aos "toques" que tenta dar, do além, para a família que se consome após seu sumiço, a narrativa comoveu muitas pessoas por todo mundo, incluindo Jackson.
Porém, o diretor optou por não deixar explícita a violência que sofre a menina. Decisão louvável do ponto de vista humano, mas nem tanto quando se trata de cinema. O espectador não tem meios de entender a extensão do drama. Fora isso, as cenas no paraíso são deslumbrantes e emocionam, apesar de um pé na pieguice. Saoirse Ronan tem destaque como Susan, assim como Stalnley Tucci (o psicopata, indicado ao Oscar de coadjuvante), Rachel Weisz (a mãe) e Susan Sarandon (a avó). (Ronaldo Victoria)