sexta-feira, 9 de abril de 2010

Por Uma Vida Melhor

John Krasinski e Maya Rudolph: road movie sentimental
Foto: AllMovie Photo

É bom não confundir com um dramalhão de mesmo nome, a respeito de um viúvo pobre que não consegue sustentar as duas filhas, e que até já passou na Sessão da Tarde. Aqui o clima é totalmente diferente, tem aquele estilo cool e descolado que provoca entusiasmo em alguns e arrepio em outros. Ou seja, é difícil que o espectador fique no meio-termo.
O texto é de um escritor famoso, Dave Eggers, que escreveu junto com a mulher, Vendella Vida, não se sabe se baseados nas próprias vidas. O fato é que se trata de uma história original, dentro de um estilo cinematográfico marcante: o road movie, ou filme de viagem. Tudo começa quando Burt (John Krasinski) e Verona (Maya Rudolph), ele tipicamente americano e ela latina, descobrem que terão o primeiro filho.
Em crise na vida pessoal e sem nada mais que os liguem à cidade em que moram, decidem viajar pelos Estados Unidos, em cidades onde têm amigos, para descobrir o melhor lugar para viver com a criança. Enfrentam obstáculos e surpresas, quase todas desagradáveis. O diretor é Sam Mendes, de Beleza Americana, que se separou há pouco de Kate Winslet. É fácil de acompanhar, mas o final deixa uma sensação de "e daí?" (Ronaldo Victoria)