quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As Crônicas de Spiderwick

Freddie Highmore: menino xereta encontra livro mágico
Foto: Google Image

Este é o tipo de filme que pode ser recomendado tanto para crianças quanto para os pais. Aqueles que alugarem o DVD para seus baixinhos, não vão reclamar de ter de assistir juntos. Não é um mico, como o que acontece com aquele paizão obrigado a ver o filme da Barbie junto com a filhota.
Aliás, "As Crônicas de Spiderwick" (The Spiderwick Chronicles, EUA, 2008), dirigido por Mark Waters, tem um roteiro em que a família é a base. Tudo acontece quando Helen (Mary-Louise Parker), após um divórcio doloroso, vai morar numa casa caindo aos pedaços, única herança familiar, junto com os três filhos: Mallory (Sarah Bolger) e os gêmeos Jared e Simon, ambos interpretados por Freddie Highmore, o ator infantil do momento, que também atuou em "A Bússola de Ouro" e "O Som do Coração".
Os dois meninos são como água e vinho. Simon é tímido, enquanto Jared é rebelde e respondão. E também xereta, tanto que, ao fuçar no casarão, descobre um livro antigo (e mágico), resultado das pesquisas de seu antepassado, um tataravô que nas horas vagas também era cientista maluco. O personagem é vivido aos 40 anos por David Strathairn.
Quando o livro é aberto, surgem criaturas perigosas, até que eles precisam encontrar a tia-avó Lucinda (Joan Plowright), que tem a chave do enigma. Os efeitos especiais são de primeira e as criaturas chamam a atenção. (Ronaldo Victoria)