sábado, 20 de dezembro de 2008

Ao Entardecer

Meryl Streep e Vanessa Redgrave: encontro de estrelas
Foto: Google Image

A maior qualidade de "Ao Entardecer" (Evening, EUA/Alemanha, 2007), dirigido por Lajos Koltai, é seu elenco feminino. Vanessa Redgrave é a personagem principal na velhice, papel de Claire Danes na juventude. Toni Collette e Natasha Richardson (filha de Vanessa na vida real) vivem suas filhas. De quebra, têm as grandes Glenn Close e Meryl Streep (na fase jovem é Mammie Gumer, filha de Meryl e a cara da mãe).
Ah, já sei, diria você, quando alguém começa elogiando o elenco é por que o filme é uma porcaria! É a mesma coisa que dizer "ah, a fotografia é lindíssima, aquelas paisagens... " ou então "nossa, os figurinos são um luxo". Calma, não é bem assim. Está certo que provavelmente não ficará entre os 10 mais que você guardaria na memória, mas está longe de ser uma perda de tempo.
Tudo começa quando Ann está no leito de morte, cercada de cuidado pelas duas filhas problemáticas. Esperando o desfecho inevitável, ela relembra as loucuras da juventude, a grande amiga que viu casar sem gostar do marido, a família problemática de ambas e a casa linda em que viviam.
A história fala de como a gente se divide entre o amor e o compromisso e por isso tem tudo para tocar os corações mais sensíveis. E as atrizes são fantásticas, a fotografia é lindíssima com aquelas paisagens, os figurinos são um luxo... (Ronaldo Victoria)